domingo, 11 de março de 2012

Sábado da II Semana da Quaresma

Domingo, 11 de março de 2012

“Filho... tudo o que é meu é teu” (Lc 15, 31)

A parábola do Pai misericordioso nos questiona a nossa situação de filhos. De um lado, vemos um filho que não quer mais a comunhão com o Pai, que foge de sua proteção e busca, por suas próprias forças, determinar a sua vida. Por outro, vemos um que, mesmo estando próximo do Pai, não reconhece a comunhão real entre eles.
Reconhecer Deus como Pai é muito mais do que vê-lo como superior, é saber que minha comunhão com ele me torna participante dos seus bens. É saber que, por mais que eu fuja de sua presença, ele sempre me acolherá quando eu quiser voltar, que eu sempre participarei das riquezas de sua casa. Mesmo que eu não me sinta digno, ele sempre mostra o meu verdadeiro valor.
Sim, Senhor, somos vossos filhos. Fazei-nos sempre conscientes dessa dignidade e capazes de respondê-la. Que nossas negações não nos impeçam de participar de sua herança e, acima de tudo, de sua presença amorosa de Pai. Que a única riqueza de nossa vida se resuma no teu abraço vivo e acolhedor, de alguém que busca apenas o nosso sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário