sexta-feira, 2 de março de 2012

Sexta da I Semana da Quaresma

Sexta, 02 de março de 2012

“Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus,
não entrareis no Reino dos Céus” (Mt 5, 20).

Jesus vem ao mundo, não para apresentar uma nova lei, mas para dar pleno cumprimento à aliança entre Deus e os homens. Ele não só cumpre, mas é a própria lei em plenitude. Nesse sentido, a justiça querida por Deus não se resume à obediência de regras e limites, mas na realização de seu pleno sentido, unir o homem à Deus.
A verdadeira justiça é dar a cada um aquilo que lhe é direito. A justiça de Deus, apresentada em Cristo no anúncio do Reino é apresentada pelo Senhorio de Deus e a nossa adesão a esse. Cumprir a justiça é aderir a esse Reino e a esse Senhor, colocando-se a serviço do seu projeto, cumprindo sempre a sua vontade.
Fortalecei a nossa vida, ó Senhor, para que sejamos plenos instrumentos de sua justiça. Que são sejamos apenas meros cumpridores de regras, mas portemos à luz o verdadeiro sentido da lei: tornar o homem fiel à aliança iniciada por ti e trazida à plenitude em Cristo, Jesus, vosso Filho único. Que, amando-o, sigamos os seus passos, e seguindo-o cumpramos a Sua vontade última: tornar-nos herdeiros do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário