terça-feira, 6 de março de 2012

Terça da II Semana da Quaresma

Terça, 06 de março de 2012

“Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado” (Mt 23, 12)

A aliança, criada por Deus em favor dos homens, fixada como lei corre o risco de se esvaziar em um legalismo vazio de sentido. O rigor de seu conteúdo que deveria marcar o amor pelo caminho divino deforma-se em exterioridade meramente política, para apresentar-se aos outros. Cristo é a síntese da lei e de seu cumprimento. Ele é, ao mesmo tempo, legislador, juiz e guia.
Viver segundo a aliança que Deus realiza conosco implica buscar cumprir a sua vontade, rebaixar-se ao projeto que ele realiza em nosso favor. Não somos os juízes, os legisladores ou os definidores da realidade, só Deus tem esse poder e o faz, de uma vez por todas em Jesus. Cumprir a lei não significa negar a si mesmo, pelo contrário, nos coloca no caminho pensado por Deus.
Conceda, Senhor, a graça de nos colocarmos em nosso lugar de filhos, compreendendo-Te como verdadeiro e definitivo Pai. Que a sua Palavra possa ressoar em nossos ouvidos não como regra vazia, mas como caminho vivo de uma humanidade em comunhão com o seu criador. Que Cristo seja o nosso guia e, seguindo os seus passos, possamos, como ele, cumprir o plano de nossa santificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário