sexta-feira, 9 de março de 2012

Sexta da II Semana da Quaresma

Sexta, 09 de março de 2012

“Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e tomemos posse de sua herança” (Mt 21, 38)

Esta parábola anuncia a morte do filho de Deus, o verdadeiro e único herdeiro da grande vinha plantada pelo Senhor. Ele é morto pela ambição daqueles que queriam tomar posse de um lugar que lhes fora dado em empréstimo, para que fosse administrado e não dominado segundo o próprio querer. Mas, por que tendemos para essa ambição? Por que queremos destruir tudo aquilo que faz referência à ordem natural e causal das coisas?
Fato é que nós queremos ser o centro, queremos dar respostas para tudo e ser os únicos conhecedores do bem e do mal, seus definidores. Ultrapassamos a ordem das coisas e queremos colocar uma nova realidade sobre elas. Em fim, queremos dominar uma realidade que não nos pertence por direito.
Dai-nos, Senhor, a humildade necessária para nos colocarmos como verdadeiros administradores da realidade que nos envolve. Que nós saibamos dispor a nossa existência em seu verdadeiro sentido, como instrumentos de vida plena que tem em Vós a fonte primeira. Que tomemos posse da herança, não por meio de nossas próprias mãos, mas pelos méritos do filho que é, para nós, caminho que nos porta à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário