terça-feira, 20 de março de 2012

São José

Terça, 20 de março de 2012

“José, filho de Davi, não tenhas medo...” (Mt 1, 20)

O protagonismo de José, segundo Mateus, reflete o cumprimento da promessa que ocorre por meio dele. De fato, é José o descendente direto de Davi, é por meio dele que vem o Messias, verdadeiro Rei de Israel. Seu sim, obediente e silencioso gera, com Maria, o salvador do Mundo. Esse sim, porém, se dá no ato de fé, na incompreensão diante do mistério de Deus, na abertura ao seu projeto de redenção humana.
É doloroso para o nosso orgulho saber que nem tudo depende de nossas forças. O projeto de Deus cumpre-se passando além de nossas forças e de nossos projetos. O grande silêncio na vida de José, Esposo de Maria, nos ensinar a parar diante da ação de Deus em nossas vidas, deixando que ela complete a sua obra.
Dai-nos, Senhor, um coração obediente e justo, como o de São José. Que o seu exemplo reacenda em nós o amor por Jesus Cristo e por sua santa Mãe, Nossa Senhora. Que possamos também nós silenciar diante do mistério de Sua presença redentora em meio aos homens e o seu contínuo protagonismo na história salvífica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário