terça-feira, 20 de março de 2012

Terça da IV Semana da Quaresma

Terça, 20 de março de 2012

“Levanta-se, pega a tua maca e anda” (Jo 5, 8)

João apresenta Jesus como verdadeira fonte de vida, água viva que purifica o homem de suas obras más. Jesus não porta o homem às águas, mas dá, ele mesmo a cura. Essa água limpa a humanidade que está presa ao pecado, dá uma nova dignidade ao que estava no chão. Ela cura porque restaura, dá paz e reconcilia o homem com Deus.
O pecado humano não é apenas uma falha, deficiência ou equívoco. Ele porta consigo consequências. Nos torna deficientes, retira a nossa liberdade de ser e viver, nos aprisiona ao chão de nossa própria animalidade. Nessa prisão, nos tornamos dependentes, escravos daquilo que fizemos senhor, encarcerados naquilo que construímos com nossa aparente “liberdade”.
Purificai, Senhor, as nossas ações das obras mortas do pecado. Que o Espírito de Cristo, Fonte de água Viva, nos torne verdadeiramente livres da sujeira do mal que pesa e nos atrai para baixo. Que firmes nessa realidade possamos gozar do verdadeiro repouso e da verdadeira paz que consiste em estar em comunhão com a sua Graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário