quarta-feira, 14 de março de 2012

Segunda da III Semana da Quaresma

Quarta, 14 de março de 2012

“Jesus, porém, passando no meio deles, seguia o seu caminho” (Lc 4, 30)

Deus salva o seu povo, apesar de nossas fraquezas, quer queiramos ou não. Essa verdade fundamental de nossa fé nos coloca como colabores desse projeto salvífico, mas não como seus definidores últimos. A não aceitação de Jesus como salvador provinha do fato de que os seus não acreditavam que a salvação da humanidade estava já tinha sido iniciada por ele, a partir da própria humanidade.
Queremos um Deus à nossa imagem, que cumpra os nossos desejos e atenda aos nossos projetos. Esquecemos que a nossa humanidade é criada com um desígnio último e não foi forjada para um liberalismo individual. Ver Cristo como cumprimento das promessas de Deus é ver que o Reino de Deus vem, mesmo que tentemos destruí-lo.
Abri os nossos olhos, Senhor, para a dignidade de vosso Filho. Ele, como promessa cumprida, mostra-nos a salvação que perdemos com o nosso pecado. Ele vem ao nosso meio, anuncia o vosso projeto e passa. Fazei que não continuemos parados, ligados ao nosso egoísmo, mas sigamos os seus passos rumo à nossa vida plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário