segunda-feira, 5 de março de 2012

Segunda da II Semana da Quaresma

Segunda, 05 de março de 2012

“Sede misericordiosos” (Lc 6, 36)

No ápice do discurso da montanha, Jesus apresenta ao homem a necessária postura diante do outro: a misericórdia. Essa vai além do perdão, significa olhar para os outros com os olhos de nossa própria humanidade, compreender-se dentro das mesmas condições, falhas e dificuldades. Significa lidar com os erros dos outros da mesma forma que lidamos com os nossos.
Julgar e condenar os outros é colocá-los em categorias que nós mesmos criamos. É diminuir a pessoa humana e reduzi-la ao conceito que nós projetamos sobre ela. A misericórdia nos ajuda a compreender o homem como mistério, um mundo que vai além de nossas categorias e definições. Nenhuma crítica pode ser absolutizada, o ser humano sempre pode ir além do que podemos pensar.
Ensinai-nos, ó Deus, a buscar um coração misericordioso. Forje em nossas almas um espírito dócil a humanidade que nos cerca. Fazei que compreendamos as dificuldades como um mistério a ser contemplado, não reduzido aos meus preconceitos. Que o seu amor de Pai nos envolva para podermos ver o outro como projeto que vai além de nossos prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário