quinta-feira, 3 de maio de 2012

Festa de São José Operário

Terça, 1º de maio de 2012

“Não é ele o filho do carpinteiro?” (Mt 13, 55)

A incredulidade do povo provinha do fato de que não seria possível, para as suas compreensões, que o Messias esperado surgisse de uma família simples, conhecida de todos, de sua própria história. Em Cristo, Deus mostra que a salvação nasce de nossa própria história e exige, com isso, a nossa responsabilidade na construção do Reino de Deus.
A grandeza do trabalho humano, de suas descobertas científicas, da evolução tecnológica não se contrapõe ao poder de Deus, não coloca o homem como rival da divindade, mas o faz parte do projeto providente de colocar o homem no ápice da criação, dominando-a. Cabe ao homem tomar a sério a sua identidade sobre essa ordem criadora e providente.
Saibamos nos colocar no centro dessa humanidade, não negando Deus, mas verdadeiramente afirmando o seu desígnio criador. Que essa centralidade faça de nós cooperadores diretos do projeto de Deus Pai que cria o mundo e coloca o homem como agente principal dessa obra. Somos sim, agentes no mundo, cooperadores do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário