domingo, 27 de maio de 2012

Unidos pelo fim


“O Espírito da Verdade vos guiará à Verdade Plena” (Jo 16, 13)

A Festa de Pentecostes completa definitivamente a dinâmica da revelação de Deus. A Verdade divina é plenamente concretizada no Espírito de Cristo que vem ao mundo realiza a redenção da humanidade e torna ao Pai. A Vinda do Espírito Santo sobre a Igreja nascente abre para os homens a possibilidade de compreensão dessa grande Verdade que a razão humana não pode abraçar se não na dinâmica de Jesus.
Em uma cultura onde as distâncias diminuem, podemos dizer que o homem vive uma verdadeira comunhão? Em um mundo onde as informações são transmitidas em alta velocidade e eficiência, o homem realiza um verdadeiro diálogo? Em uma estrutura global onde os conhecimentos são partilhados com grande profundidade, podemos dizer que o homem ganhou a capacidade de compreensão mútua?
A experiência de Pentecostes nos aponta para esse grande dom: “Como é que os ouvimos falar, cada um de nós, em nossa própria língua?” (At 2, 8). Só no Espírito do Cristo morto, ressuscitado e glorificado à direita do Pai, o homem compreende o seu mistério. Com a redenção realizada por Cristo, o orgulho, chave do pecado humano é quebrado, o deus que o homem cria de si é, enfim, destruído, as barreiras que separam os homens, quebradas.
São Paulo, na carta aos Gálatas, nos ensina: “conduzi-vos pelo Espírito e não satisfazei os desejos da carne” (Gl 5, 16). O homem que olha apenas para si esquece Deus, que está acima e nega o outro, que está à sua frente. Só o Espírito de Cristo é capaz de fazer o homem voltar novamente o olhar para o alto, atentos àquele que nos faz um. Somente a partir desse movimento, objetivo de vida é que podemos encontrar a comunhão, o vínculo quebrado pelo pecado “pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos” (Gl 5, 24). Tudo se volta para Deus.
“O Espírito da Verdade, que vem do Pai, dará testemunho de mim” (Jo 15, 26). O Logos Eterno que era junto de Deus volta para o Pai, mas não só. Ele porta consigo a nossa humanidade, ferida e redimida pelo mistério da cruz. É esse o caminho ensinado por Jesus, Verdade Perene de Deus.

É esse Espírito que brota do amor do Pai pelo Filho, do Filho que obedece ao Pai e vem à nossa humanidade toca-nos e nos regenera, que sobe e nos atrai para esse mistério eterno. É esse movimento que somos chamados a fazer: olhar e caminhar para o mesmo ponto e viver a mesma união.

Nenhum comentário:

Postar um comentário