segunda-feira, 7 de maio de 2012

Sábado da IV Semana da Quaresma

Sábado, 5 de maio de 2012

“Quem me viu, viu o Pai” (Jo 14, 9)

Como ver em Cristo a imagem do Pai? As palavras e obras realizadas por Jesus durante a sua vida terrena revela a preocupação de Deus pelos homens e a sua iniciativa pedagógica de conduzi-los à terra prometida. O seu mistério da Paixão e Morte mostra o ápice desse amor, na entrega do Filho de Deus para que o mundo fosse livre.
Da mesma forma, negar Cristo, a sua Palavra e as suas ações é negar o próprio Deus. É rejeitar o amor de um pai que preocupa-se com os seus filhos, que quer vê-los felizes, mas não pode se opor ao mistério da liberdade humana, a uma ordem que ele mesmo predispôs. Que podemos fazer diante desse pai? Teremos a coragem de renegar esse amor gratuito e generoso esbravejando o nosso orgulho de querer ser independentes?
Sim, queremos esse amor de Pai, queremos ver em Cristo o sinal vivo de que alguém que nos ama verdadeiramente, sem condições ou limitações. Queremos voltar à casa paterna e nunca mais sairmos da alegria dessa comunhão. Entretanto, só podemos realiza-la se entrarmos na dinâmica do filho que, humilhado, faminto e sofredor, resolve voltar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário