domingo, 22 de janeiro de 2012

A caminho do Reino


“O Reino de Deus está próximo” (Lc 1, 15)

A proclamação do reino de Deus vem imediatamente seguida da vocação dos apóstolos. Seguir Cristo, mais do que uma ideia, é um movimento de toda a vida humana, uma decisão que nos faz entregar-se integralmente a esse caminho.
A missão de João Batista tinha sido completada: Preparar as vias para o Senhor. O templo completado é a afirmação do Reino que vem, que já está presente. Reino que tem por Senhor supremo Jesus Cristo, Verbo Eterno de Deus. O imperativo necessário para acreditar e aceitar nesse senhorio é: “Convertei-vos e crede na Boa-Nova” (Mc 1, 15).
Mas que notícia é essa que transforma toda a nossa realidade? Que muda as nossas categorias? Que nos coloca diante de Deus com olhos diferentes e mais claros?
Jesus mesmo é essa boa-notícia. Como Palavra pronunciada por Deus no tempo, ele revela, em si mesmo, o projeto de salvação da humanidade. Entretanto, como Palavra, ele não é apenas informação cognitiva, a força de seu conteúdo porta-nos a uma nova compreensão de nossa humanidade, pois ele mesmo se faz carne.
Deus não entra em nossa história apenas para manifestar o seu caráter potente, mas para nos dar uma mensagem de salvação. Esse encontro, entretanto, é mais pessoal do que imaginamos. Ele vem ao nosso encontro e nos chama dentro de uma realidade específica. Parte de nossa humanidade, de nossas qualidades, mas também de nossas deficiências. “Farei de vós, pescadores de homens” (Mc 1, 17). Ele não nos afasta de nosso contexto, mas utiliza-se de nos para transformá-lo.
A única exigência para segui-lo é deixar tudo. Esse “deixar”, não implica distanciar, mas saber que, diante desse projeto, tudo se torna relativo. Deus torna-se o eixo para o qual tudo deve convergir. Esse deixar coisas e pessoas para seguir os passos de Jesus nos faz confirmar a realidade e o valor do Reino de Deus. Em um mundo que nos apresenta vários deuses, deixar tudo significa que só existe um que é para nós Tudo, que é Absoluto.
Maria é exemplo dessa que soube deixar todas as coisas para abraçar a Palavra de Deus. Todas as coisas ganharam um novo sentido para ela a partir do momento em que ela deu o “sim” ao Anjo.
Aprendamos, como ela, a deixar de lado tudo o que nos deixa divididos, o que nos faz dependentes e nos coloquemos diante do nosso único e supremo Senhor. Ele, inaugurando esse novo reino, nos coloca diante de nossa humanidade de forma mais livre e plena.

Um comentário:

  1. Muito bonita, Que Deus vos conceda a sabedoria de continuar evangelizando o povo de Deus, com palavras tão simples e profundas.

    ResponderExcluir