sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Epifania do Senhor

Sexta, 06 de janeiro de 2012

“Ajoelharam-se diante dele e o adoraram” (Mt 2, 11)

A Festa da Epifania do Senhor é a sua manifestação diante de todos homens. O mistério da revelação divina passa a ser reconhecido pela humanidade: Deus se faz homem. Esse mistério, porém, não depende dos poderes humanos, ele não nasce nos palácios, nem é filho de um Rei. O salvador nasce em Belém, filho de um casal que se abre ao mistério de Deus.
Deste modo, Deus não é fruto de minha inteligência, não é um produto do meu querer sobre o mundo, não é instrumento de domínio sobre as coisas e as pessoas. O nascimento do Senhor e a sua manifestação trazem uma mensagem de uma humanidade que se curva diante de si mesma, de uma criança recém-nascida, e abre-se ao mistério do Deus que se revela aos homens fazendo-se humano.
Que nós possamos nos curvar diante dessa mesma realidade. Da Virgem que gera e do Pai que não conhece a sua esposa Deus faz brotar e manifestar a vida em plenitude. Essa vida nos ensina que o caminho para a salvação não está nas grandezas humanas, mas na entrega e na simplicidade de uma vida que se sacrifica, ama e gera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário