quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Dinâmica da Luz


Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz (Jo 1, 8)

Vivemos em um mundo de muitas luzes. Luzes que chamam à nossa atenção, são as luzes da tecnologia, das riquezas, da moda, do prazer, das filosofias, das imagens e das pessoas. Essas luzes precisam sempre de energias que motivem a sua iluminação, precisam de força para continuar acesas. Do contrário, se apagam...
Onde encontrar, então, alguma que possua luz própria? Com certeza será algo que não tenha necessidade de nada nem ninguém. Que não precise de justificativas nem argumentações, forças ou energia para sobreviver. Essa luz é, sem dúvida, a Palavra de Deus. Ela é guia, em uma caminhada tão confusa e tão cheia de altos e baixos como é a nossa vida.
João Batista soube compreender e entrar bem nessa dinâmica da Luz. De fato, “ele não era a luz”. Em um mundo que idolatra pessoas, coisas e idéias ele afirmou bem o seu lugar: “veio para dar testemunho da luz”. A sua grandeza não estava na riqueza de sua função, mas por apontar aquele que era a Palavra de Deus, Luz para os homens.
E qual a função da luz? Mais do que nos fazer enxergar as coisas, ela projeta-se a si mesma em direção aquilo que está perto de si. Ou seja, não vemos as coisas por si mesmas, mas o reflexo da luz que toca a matéria. Por isso, só podemos ver as coisas quando há luz e quando elas estão próximas a luz.
Cristo é luz por que nos faz enxergar verdadeiramente as coisas. Por meio dele e do Espírito que dele procede, podemos ver a realidade ao nosso redor, não segundo os nossos quereres, mas segundo o projeto de Deus Pai. O mundo que nos envolve torna-se mais claro, mais definido quando olhamos para ele sob o impulso de Jesus, Palavra Viva do Pai.
Olhemos para Maria. No Plano Divino da encarnação ela soube colocar-se como lâmpada, instrumento pelo qual o Espírito do Senhor vem, toca e transforma a realidade desejada. Ela, fazendo-se serva, deu à luz em seu próprio ventre àquele que foi a Plenitude da Verdade. Verdade que era gerada na história por meio da Sagrada Revelação.
Que nesse tempo do Natal que se aproxima, possamos entrar nessa dinâmica da Luz, do Cristo-Palavra que dá um sentido novo e pelo à nossa humanidade. Por meio dele aprendemos sempre a colocar as coisas em seu devido lugar, dar a cada um o seu devido valor e a colocar Deus no centro de todas as coisas, para que tudo, Nele, tenha Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário