terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Palavra que se faz Luz


“E a Palavra se fez carne” (Jo 1, 14)

A figura central do Natal é essa: O Verbo se faz carne. A Palavra que era pronunciada no tempo desde o início do mundo é plenificada em Jesus Cristo. O Verbo de Deus se faz Homem e refaz uma humanidade que se encanta com outras e múltiplas palavras.
As luzes do Natal tendem a esconder essa outra grande Luz que é acesa para nós. “Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina” (Jo 1, 9). Jesus é luz que dá sentido a nossa realidade, nos faz enxergar o mundo segundo à sua força. A iluminação que dele provém, nos ajuda a compreender a realidade que nos envolve. Tudo ganha um novo sentido a partir dessa nova Luz.
João aponta essa luz, “não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz” (Jo 1, 8). Em uma cultura de muitas palavras, João é voz que grita, fala do deserto. De lá ele fala por que é sinal de um encontro com Deus que se dá de forma diferente daquela que estamos acostumados. Um encontro pessoal, do nada de nossas qualidades, da multiplicidade de nossas deficiências. Um encontro que nos torna instrumentos da Palavra e da Luz.
“Ela veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram” (Jo 1, 11). Essa luz não foi reconhecida por que ainda queremos luzes e palavras que sejam criadas e pronunciadas por nós. Não queremos ver a realidade que se abre para os nossos olhos. Que realidade é essa? A Palavra se faz homem. Ela assume o seu efeito desejado.
Aquela que deveria formar e levar a humanidade a um processo de salvação faz-se humana. Ou seja, mostra, em si mesma e de forma objetiva a vontade de Deus Pai. Por isso dizemos que é a sua Palavra pronunciada no tempo. De fato, não podemos “ver” Deus, isso porque ele sempre foge aos nossos sentidos e possibilidades de raciocínio. Podemos, porém, compreender o seu infinito amor refletido no seu Verbo.
Olhemos para Maria, ela nos ensina a acolher essa Palavra definitiva do Pai. Essa, não precisa ser argumentada, justificada ou esclarecida. Por ser Palavra Viva e Eterna pronunciado no tempo, basta-se a si mesma. A sua compreensão não é fácil, mas aquele “faça-se” é uma abertura a o mistério que sempre ultrapassa as nossas categorias.
Assumamos em nossa vida essa dinâmica do Natal do Senhor. Sim, o Verbo se faz carne, se faz homem, refaz o homem. Entra na história e apresenta para ela a Palavra de Vida Eterna, palavra que ilumina a humanidade, esclarece o caminho e aponta a o fim último de nossa existência: a comunhão eterna com Deus Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário