segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Um sim à Palavra

Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele (Mc 1, 3)
Vivemos em um mundo de muitas vozes. Aquelas que são pronunciadas pela política, pela economia, pela mídia, por discursos relativistas, por interesses individuais. Somos não só “perturbados”, por essas vozes, mas muitas vezes, confundidos e iludidos. Essas, não são vozes apenas que nos perturbam, mas que também nos deixam, a cada dia, mais surdos.
Somos salvos por uma voz. Essa, porém, não uma qualquer, mas é uma “voz que clama no deserto”. E o que diz essa voz? “Preparai o caminho do Senhor” e não só isso, mas também “preparai as veredas para ele”. Que caminho é esse? Que veredas são essas que devemos preparar? Que Senhor é este que estamos para acolher?
O valor dessa voz não está em si mesma, mas por que é pronunciada do deserto. Deserto que é local de silêncio, de provação, mas também da manifestação de um Deus providente. Um local onde somos colocados diante de uma humanidade latente, sem desculpas, discursos ou poderes. É, portanto, uma voz purificada no valor de uma vida provada e confirmada, um silêncio que permite à Palavra de Deus.
Que caminho é esse? Muito mais do que um caminho horizontal em relação aos outros ou vertical, em direção ao alto, esse trajeto é interior. “Preparai o caminho do Senhor”, diz a Voz. O caminho não é nosso, o projeto não somos nós quem definimos, mas o Senhor mediante a Sua Palavra. Esse é um caminho de uma humanidade a ser purificada de muitos discursos que querem endeusá-la.
Que veredas são essas? São caminhos que estão tortos, com muitos ramos que impedem a passagem, pedras que dificultam o caminhar, animais peçonhentos que querem tirar a “vida” de quem passa por aí, por pequenos que sejam. Precisamos limpar essas veredas, retirar tudo aquilo que impede essa passagem, purificar esse espaço para que esse encontro se realize de forma plena.
Que Senhor é esse que quer atravessar essas veredas? Arriscar-se a se sujar nesse trajeto ou a sofrer nesse caminho de descida e humilhação? Que Senhor é esse que espera que essa limpeza seja feita e não sai de nossa entrada até que nos abramos para a sua passagem?
Esse é um Senhor que espera o nosso “Sim”, humilha-se e rebaixa-se a esse projeto de nos mostrar o caminho que nos leva para a Vida Plena. Esse caminho é aquela voz que, apontou a Palavra, Verbo que, pronunciado na história, aguarda a nossa abertura. Essa Voz, feita Palavra, pronunciada como Verbo nos faz uma pergunta. O que espera? “Faça-se”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário