segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sábado, 17 de Dezembro

Sábado, 17 de dezembro de 2011

Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão (Mt 1, 11)

Jesus Cristo, participando da descendência de Davi, cumpre a promessa feita ao povo de Israel, Ele era o Rei esperado. Ele, com o seu poder, governa o mundo, não mais por um poder humano, mas tornando real o Reino de Deus. Jesus é filho de Abraão, não apenas por participar de sua genealogia, mas por cumprir a promessa de um novo povo fundado sob a fé de Abraão. Jesus cumpre definitivamente a prova pedida a Abraão e completa, assim, a sua fé.
Compreender a genealogia de Jesus, mais do que dados históricos, é entrar em uma dinâmica da Palavra de Deus que é pronunciada na história da humanidade. Deus fala a homens concretos, em tempos determinados, a situações reais. Ele toca a nossa humanidade e fala a indivíduos que caminham em uma estrada nem sempre reta. O diálogo de Deus com os homens chega a sua plenitude em Cristo, não como um fato extraordinário a-histórico, mas por meio de uma amorosa conversa que nos porta a salvação.
Ouvir a Palavra de Deus não pode ser mais uma opção para um “bem viver”, Deus não lança uma Palavra no ar, tampouco fala Palavras extra-humanas. Seu Verbo, de fato, na plenitude dos tempos, se fez Carne, Homem, entrou na história e nos ensinou o caminho da Vida. Tudo isso sintetiza um ponto central de nossa fé: A Palavra de Deus é Viva, fala à nossa existência, ao nosso tempo e é presente em nossa história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário