terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Festa de Santo Estevão

Segunda, 26 de dezembro de 2011

“Quem perseverar até o fim será salvo” (Mt 10, 22)

Celebrar a festa de um santo Mártir é atualizar a grande mensagem da Cruz. O sofrimento humano faz sentido se colocado da dinâmica de uma vida que se entrega na caridade. Não há discursos, justificativas ou lucros nessa ação, a vida é sempre caminho de doação, à imagem daquele que vem até nós e toca com sua divindade, a humanidade marcada pelo pecado.
Diante de um mundo que apresenta-nos muitos caminhos, aparentemente mais prazerosos, fáceis e atraentes, a ação dos mártires nos impulsiona a olhar firme para a opção de uma vida plena. Essa não se faz de qualquer forma, mas dentro e um percurso dinâmico, com uma pedagogia que nos forma, gradativamente, à semelhança de Cristo, Palavra de Deus.
Fixemos o nosso olhar em Jesus, Verbo eterno do Pai, pronunciado no tempo. Ele mostrou para nós, não uma vida de sofrimento, mas um caminho que se plenifica à medida que se entrega em um amor que reflete o projeto redentor do Pai. Saibamos permanecer em pé, caminhando nesse percurso de vida nem sempre reto ou prazeroso, mas com os olhos fixos na glória que é dada a todo aquele que busca o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário