terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Terça feira da II Semana do Advento

Terça, 06 de dezembro de 2011

“Essa é a vontade do vosso Pai que está nos céus,
que nenhum desses pequeninos se percam” (Mt 18, 14)

O Evangelho apresenta a imagem do Pastor que vai em busca da ovelha que está perdida. Todo o seu esforço se direciona para aquela que precisa dos seus cuidados, para aquela que está afastada de seu zelo.
Da mesma forma o pecado, como um afastamento da vontade divina, é um distanciamento do amor de Deus Pai. Esse distanciamento é, porém, curado por esse mesmo Deus que é amor. A imagem do Pastor que busca a ovelha perdida responde e completa a imagem do Pai que usa de misericórdia para com os filhos que se dispersam.
O Amor que protege, a Justiça que busca e corrige o caminho e a Misericórdia que acolhe quem está em situação de desvio é sintetizado na pessoa de Jesus Cristo, Bom Pastor e Imagem visível de Deus Pai. Em Cristo, Amor, Justiça e Perdão são conciliados.
Olhemos para o Natal de Nosso Senhor que se aproxima e vejamos nele o amor de um Pai que se revela aos filhos. Esse é amor de misericórdia por que quebra todas as barreiras lógicas, teológicas e materiais. É uma misericórdia que cumpre a justiça necessária ao pecado, por que toca uma humanidade ferida, e a refaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário