domingo, 4 de dezembro de 2011

Sábado da I Semana do Advento

Domingo, 04 de dezembro de 2011 

Vendo a multidão, sentiu compaixão dela (Mt 9, 36)

Celebrar o advento, não é apenas desenvolver um movimento de preparação e espera, mas principalmente viver essa experiência do Deus que vem até nós. Nosso “movimento” deve ser de agradecimento ao Deus que se compadece de nossa humanidade e vem até ela. Sua Palavra, pronunciada na história é uma prova disso: Deus não vem para condenar, mas para salvar os homens.
A encarnação do Verbo de Deus nos coloca diante do mistério de uma justiça que se faz amor. E, para não contradizer-se a si mesma, busca a salvação dos homens fazendo-se humana. A ordem dada aos discípulos reflete essa preocupação: “Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 10, 6). Deus vem para salvar os homens, sua Palavra é Vida.
Esperemos esse mistério que é construído dentro de nossos corações. Ele ultrapassa a compreensão humana quando apresenta um Deus que se faz carne e não se coloca acima dos seus, mas ama-os ao ponto de fazer-se igual em natureza. Jesus compadece-se da multidão, mais do que isso, Ele ama-a, e por isso assume uma humanidade para que vivendo-a, plenifique-a.

Um comentário: