quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Santos Inocentes

Quarta, 28 de dezembro de 2011

“Herodes vai procurar o menino para matá-lo” (Mt 2, 13)

Por que Herodes procura o menino para matá-lo? A supressão de sua vida implica segurança para o seu Reino, a novidade que a criança traz consigo deve ser aniquilada. Porém, do Egito, Deus chama o seu Filho para preservá-lo da morte e, mais do que isso, para afastá-lo dessa cultura de morte, que extermina tudo aquilo que porta a esperança de um novo mundo.
Vivemos uma cultura da manutenção. Todo sinal de esperança deve ser logo conformado a esse mesmo processo ou, caso contrário, ser logo negado. A criança que nasce é possibilidade de um novo modo de ser, talvez contrário ao modo de vida que estamos acostumados. O mundo tenta sempre matar essa vida nova, porém, somos sempre chamados a fugir dessas realidades e se afastar dessa “com-formação” ou assassinato do novo.
O ano novo que esta para nascer, não deve ser visto como “mais um” ano que devo enfrentar. Dentro dele há uma criança que traz consigo a possibilidade de uma vida nova. Não deixemos que essa criança seja assassinada pelas armas do conformismo, pelo espírito de continuidade ou pela espada que defende a “segurança”. O ano novo vem e ele porta consigo a novidade de um tempo que se abre ao mistério da vida que cresce em direção ao Alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário