quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Quinta feira da III Semana do Advento

Quinta, 15 de dezembro de 2011 

“O que fostes ver no deserto?” (Lc 7, 24)

O testemunho de Jesus sobre João Batista é fundamental para compreender a nossa postura no mundo de hoje. Isso por que muitas vezes nos confundimos entre meios e fins, invertemos a lógica de nossa vida e nos desviamos dos nossos verdadeiros objetivos, nos fixamos naquilo que deveria ser instrumento.
A figura de João como profeta e, mais do que isso, um profeta autorizado e confirmado pelo Senhor, fixa o seu valor como ponte entre Deus e os homens. Anunciar a vinda do Senhor, preparar o seu caminho, apontar para Luz, mais do que “habilidades” pessoais é sinal daquele que saber colocar-se em seu verdadeiro lugar.
Muitos procuravam João, não para ver as suas qualidades ou suas palavras “simpáticas”, mas porque sabiam que por meio dele encontrariam a luz, e assim o era. João não era a Palavra, a Luz nem o Messias, mas a voz que anunciava essa Palavra, a mão que apontava a Luz, o homem que foi um dos primeiros testemunhos do Messias.
Em um mundo marcado pela “idolatria” de coisas, pessoas e idéias, somos chamados a olhar a realidade que nos envolve como uma ponte, como um sinal da manifestação amorosa e redentora de Deus para conosco. Nesse caminhar, não podemos parar no meio da estrada, é preciso andar, ir mais além, nesse caminho de encontro com a Palavra, feito homem, posto aos nossos olhos como luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário